“Sou resto, mas ainda presto!” é o lema da campanha de sensibilização e entrega de contentores de biorresíduos, que arrancou esta semana na região do Planalto Beirão.
09 de outubro de 2025
Já arrancou a campanha de sensibilização e entrega de contentores de biorresíduos na região do Planalto Beirão, realizada pela Associação de Regiões do Planalto Beirão (AMRPB) em parceria com a PreZero Portugal. A iniciativa, com o lema “Sou resto, mas ainda presto!”, integra o início do novo serviço de recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos alimentares de produtores domésticos e não domésticos, que irá começar nas próximas semanas.
O lançamento da campanha foi assinalado junto à Escola Secundária Emídio Navaro, numa breve cerimónia que teve a presença de Leonel Gouveia, Presidente da AMRPB, José Portela, Administrador Delegado da AMRPB, Ana Cristina Carrola, Vogal da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Pedro Ribeiro, Vereador da Câmara Municipal de Viseu, e Tiago Borges, Administrador Delegado da PreZero Portugal.
A equipa técnica da PreZero começou o contacto porta-a-porta em produtores não domésticos no Município de Viseu e irá percorrer todos os 19 municípios pertencentes à região do Planalto Beirão, nos próximos meses. A Escola Secundária Emídio Navarro foi a primeiro local a receber o contentor e a sensibilização por parte da equipa da PreZero.
Este projeto, pioneiro na região, é fundamental para a valorização dos resíduos orgânicos, permitindo transformar restos alimentares em composto orgânico e promover práticas ambientais mais sustentáveis na região.