Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho_PreZero Portugal

Saúde e Segurança em primeiro lugar: a estratégia zero acidentes da PreZero

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No Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho a PreZero relembra que a segurança e o bem-estar dos nossos colaboradores são a nossa principal prioridade. Apesar das precauções diárias, eles continuam a estar frequentemente expostos a vários riscos no local de trabalho. O que é que realmente origina acidentes de trabalho? E que medidas tomamos para os evitar? 
 28 de abril de 2024
A Segurança não é opcional — É um pilar dos nossos Valores

Não importa quem somos ou em que parte do mundo estamos, todos partilhamos o mesmo desejo: que os nossos entes queridos regressem a casa, depois de um dia de trabalho, sãos e salvos. É por isso que garantir a segurança dos nossos colaboradores e conquistar a confiança das suas famílias, atenuando ativamente quaisquer riscos potenciais, é essencial para a forma como operamos na PreZero. A tarefa mais importante dos nossos colaboradores é voltar para casa em segurança. Por isso, este é o nosso mote em qualquer parte do mundo: O teu trabalho mais importante é voltar a casa.

Muitos dos nossos membros equipa PreZero estão em postos operacionais onde enfrentam condições e perigos únicos. Trabalhar em áreas como a recolha, triagem e reciclagem de materiais valiosos, bem como na limpeza e transporte industrial, requer uma estratégia de segurança completa e bem pensada. É por isso que a prevenção de acidentes é uma das pedras basilares da nossa cultura. Seguindo a nossa Estratégia de Zero Acidentes, estamos empenhados em melhorar e desenvolver os nossos padrões de Saúde e Segurança, especialmente nestas áreas críticas, garantindo que os nossos colegas trabalham em ótimas condições, e se sentem valorizados e respeitados.

Como é que ocorrem os acidentes de trabalho?

Os acidentes de trabalho podem resultar de uma multiplicidade de fatores, muitas vezes interligados de uma forma ou de outra. Tomemos, por exemplo, a recolha de resíduos. Já todos passámos por esta situação: estamos no nosso carro, a conduzir para o trabalho, stressados porque saímos de casa tarde e, agora, precisamos que se acendam vários sinais verdes para chegarmos a tempo. De repente, um camião de recolha encosta-se à nossa frente e pára. O trabalhador desce e começa a esvaziar os contentores, enquanto nós temos de ficar à espera, sem ter como ultrapassar o camião. Que sorte a nossa!

Alguns condutores perdem rapidamente a paciência, começam a apitar, apressam os trabalhadores da recolha e, ao fazê-lo, provocam-lhes stress. Além disso, estes trabalhadores prestam um serviço importante à sociedade e merecem o respeito de todos. O comportamento impaciente não só demonstra desrespeito por estes profissionais, como também aumenta o risco de acidentes. Para além disto, acresce a falta de atenção dos peões e as condições climáticas adversas, como a chuva, o gelo e o calor extremo, que só aumentam os perigos a que estes trabalhadores estão expostos.

Na PreZero, o nosso objetivo é proteger da melhor forma possível todos os nossos colaboradores contra os riscos inerentes ao seu ambiente de trabalho. De um modo geral, as causas dos acidentes podem ser classificadas da seguinte forma:

Fatores externos
  • Condições climáticas adversas
  • A falta de atenção das outras pessoas
  • Stress ou pressões externas que afetam os nossos colaboradores
Fatores intrínsecos
  • Stress e limitações de tempo
  • Distração
  • Hábitos e rotinas estabelecidos que resultam em excesso de confiança ou falhas de concentração
Medidas preventivas: A estratégia de Zero Acidentes

Para garantir a segurança dos nossos colaboradores, para que voltem a casa sãos e salvos todos os dias, lançamos a Estratégia Zero Acidentes. No centro desta iniciativa está um vasto conjunto de medidas concebidas para melhorar, de forma abrangente, a segurança no local de trabalho e melhorar os padrões atuais. Esta estratégia permite-nos abordar potenciais acidentes não apenas reactivamente, mas de uma forma construtiva e proativa. As seguintes medidas fazem parte da Estratégia de Zero Acidentes:

Análise de risco 

Efetuamos análises de risco a nível nacional e internacional, criando sinergias valiosas no processo.

Rede Internacional 

Ao partilharmos experiências e boas práticas entre todos os países em que operamos, conseguimos acelerar o nosso progresso na garantia da segurança dos nossos colaboradores.

Desenvolvimento das nossas equipas de gestão 

Promovemos o alinhamento das normas de segurança entre as nossas equipas de gestão e incentivamos a comunicação aberta sobre as condições que garantem ambientes de trabalho seguros.

Teambuilding 

Estamos empenhados em fomentar o espírito de equipa, reconhecendo que uma equipa coesa e que funciona bem é um pré-requisito para operações seguras e fiáveis. Isto também promove um maior sentido de responsabilidade a todos os níveis da organização.

Especialista em segurança 

A formação contínua é fundamental para o desenvolvimento progressivo. É, por isso que garantimos que os nossos especialistas em segurança recebem formação contínua para se manterem sempre um passo à frente.

Reforçar a vigilância

Implementamos uma variedade de medidas, incluindo sinalização, autocolantes, reuniões regulares e formação, bem como vídeos instrutivos, para alertar os colaboradores para potenciais perigos e áreas de risco no local de trabalho.

Programa de Assistência ao Trabalhador 

O nosso Programa de Assistência ao Trabalhador (EAP) oferece aos colaboradores acesso gratuito a profissionais para discutirem questões de psicologia, finanças e jurídicas que estão a afetar a sua saúde mental. Este programa é vital para manter os trabalhadores concentrados e poderem antecipar ações no seu trabalho.

Consideramos estas e outras medidas da Estratégia de Zero Acidentes como investimentos essenciais e sustentáveis no bem-estar dos nossos colaboradores. Isto porque a saúde e a segurança são a base de um excelente desempenho no trabalho e de ótimas condições de trabalho. Só quando a segurança de cada pessoa for uma prioridade, e o nosso lema é "o teu trabalho mais importante é voltar a casa", é que atingiremos os nossos objetivos e colaboraremos para um futuro mais limpo. O melhor deste compromisso é que todos têm a beneficiar com ele.

Como funciona o Programa de Assistência ao Trabalhador

O Programa de Assistência ao Trabalhador (EAP) é um serviço de aconselhamento externo que apoia todos os colaboradores que enfrentam problemas psicológicos, financeiros e jurídicos, ajudando-os a encontrar soluções. É anónimo, confidencial, gratuito e está disponível 24 horas por dia. Funciona da seguinte forma:

  1. Os colaboradores ligam para a linha direta da EAP.
  2. Descrevem, anonimamente, o que os preocupa.
  3. O operador encontra o conselheiro, especialista ou terapeuta adequado para auxiliar o colaborador.
  4. O conselheiro, especialista ou terapeuta contacta o colaborador nos dois dias úteis seguintes.
  5. Marcam a primeira sessão de consulta.
  6. O conselheiro apoia o colaborador a encontrar a melhor solução para o seu problema, através de um máximo de cinco sessões interativas.
A Segurança é responsabilidade de todos