A PreZero disponibiliza um canal de comunicação específico que serve como ferramenta para realizar consultas, expor dúvidas e/ou apresentar queixas relacionadas com a aplicação do nosso Código de Ética Empresarial e informar sobre qualquer possível irregularidade, incumprimento ou comportamento contrário à ética, legalidade e normas que regem a nossa política empresarial.
Todas as comunicações realizadas através deste canal serão de carácter confidencial e poderão ser realizadas anonimamente, uma vez que a ferramenta informática de segurança utilizada assegura o anonimato. O remetente será protegido perante qualquer tentativa de represália. Também é possível anexar à sua comunicação, a documentação que considere oportuna. Nos casos em que o remetente pretenda identificar-se, foi criado no Canal Ético um campo adicional onde poderá introduzir os seus dados.
O que se pode reportar
Poderá usar o Canal Ético para informar qualquer possível irregularidade, não conformidade ou comportamento contrário ao Código de Ética Empresarial, à legislação ou aos regulamentos internos que regem esta empresa, incluindo os seguintes assuntos, entre outros:
- Comportamentos relacionados com Recursos Humanos;
- Comportamentos relacionados com Saúde e Segurança;
- Comportamentos relacionados com uma possível Fraude ou Corrupção;
- Comportamentos relacionados com Segurança da Informação, Proteção de Dados, Mercado de Ações e Concorrência;
- Outros.
Enviar uma comunicação anónima
Para garantir o envio de suas informações anonimamente, deverá ter em consideração os seguintes aspetos:
- Se possível, não deverá realizar a comunicação através de um computador da empresa;
- Não use um computador ligado à intranet da empresa;
- Para aceder ao Canal Ético, copie ou digite a URL num navegador da Web, evitando aceder através de um link;
- Por favor, não envie informações pessoais.
Porquê criar uma linha de comunicação segura?
Ao enviar a informação, tem a possibilidade de acompanhar a evolução e a resolução do caso, através da criação de uma linha de comunicação segura.
Uma vez criada a linha de comunicação segura, recomendamos que verifique periodicamente, a receção de informações sobre o caso ou se foram solicitados esclarecimentos ou informações adicionais.
Ao configurar uma linha de comunicação segura, irá receber um número de assunto e precisará de inserir uma palavra-passe que deverá ser usada no início de cada sessão. As informações fornecidas serão confidenciais e, se o pretender, anónimas.