Publicado a 27 de abril de 2023
O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é comemorado, em todo o mundo, a 28 de abril com o objetivo de homenagear as vítimas de acidente e doenças profissionais. Em Portugal, desde 2001, que este dia foi instituído como o Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho.
Na PreZero Portugal, a Segurança, Saúde e Bem-estar dos colaboradores é um pilar fundamental. Uma das grandes preocupações da empresa é diminuir a ocorrência de acidentes de trabalho e o número de trabalhadores que possam sofrer lesões ou afeções para saúde, decorrentes do trabalho que executam.
Se pensarmos no conceito de economia circular e na gestão de segurança no trabalho com base nessa ideia, podemos estabelecer um paralelo interessante. O princípio essencial da segurança no trabalho é que os locais de trabalho, no seu estado mais puro, muitas vezes pensados para otimização de produção e obtenção de resultados, sejam melhorados, adaptados para que o trabalhador possa chegar ao final do seu dia de trabalho, sem qualquer lesão ou afeção que o limite a nível pessoal ou a nível profissional.
O foco, da segurança e saúde no trabalho, é o trabalhador. As regras e boas práticas implementadas têm como objetivo manter o ciclo de vida, do colaborador, normal e/ou prolongar o mesmo, sem que o trabalho o afete de forma negativa.
Pretende-se que todo o processo produtivo da empresa, não seja apenas um ganho de valor por si só (através do produto final), mas que acrescente valor ao trabalhador, nomeadamente no que respeita à sua saúde e bem-estar. Neste sentido, todos os intervenientes de gestão são importantes e têm um papel a desempenhar:
A Entidade Empregadora, através da sua direção e gestão, é responsável por proporcionar os meios adequados para garantir a segurança, saúde e bem-estar dos trabalhadores, disponibilizando recursos financeiros e humanos que facilitem esta prática.
O Gestor ao envolver-se em cada etapa produtiva, dando foco também às questões de segurança e valorizando a opinião e participação dos colaboradores nas diferentes temáticas, ganha de diversas formas: melhoria da produção, trabalhadores motivados, diminuição de absentismo e de todas as consequências negativas associadas a um acidente e/ou doença profissional.
O Técnico de segurança é o principal facilitador neste processo e, no meu ponto de vista, aquele que tem a posição de maior interesse, na medida em que tem como desafio estabelecer o equilibro entre a entidade empregadora, os recursos disponíveis, a legislação em vigor e o objetivo primordial, que é a garantia da promoção das condições de segurança e saúde no trabalho.
Os Trabalhadores, no seu todo, são sem dúvida os principais beneficiados, quando a sua segurança e saúde é colocada em destaque, juntamente com o processo produtivo. No entanto, são também uma peça essencial nessa gestão, uma vez que, o seu comportamento e cumprimento destas regras é de extrema importância para o sucesso da cultura de segurança, da empresa.
O sucesso de uma empresa, a longo prazo, depende do bem-estar dos seus trabalhadores, da criação de um ambiente de trabalho que fomente oportunidades capazes de gerar uma maior segurança e saúde profissional.
Cabe a cada um de nós fazer a sua parte e assumir a sua responsabilidade, nesta economia circular de segurança.
Maria João Dias
Técnica de Segurança, Saúde e Bem-Estar
Licenciada em Saúde Ambiental pelo Instituto Politécnico de Coimbra, obteve o certificado de competências de Técnica Superior de Segurança no Trabalho. A sua jornada nesta área iniciou em 2010, em empresas de consultoria de Segurança no Trabalho. Atualmente integra o Departamento de SSB da PreZero Portugal como Técnica de Segurança, Saúde e Bem-Estar.