Publicado a 14 de março de 2024
Num cenário urbano, os espaços verdes emergem como verdadeiros oásis, proporcionando às cidades não só beleza estética, mas também vários benefícios fundamentais para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Os parques e os jardins não existem apenas como elementos decorativos nos espaços urbanos, constituem-se também como fatores de equilíbrio e sustentabilidade ambiental.
São muitos os benefícios que encontramos nos espaços verdes. Refiro-me à qualidade do ar e clima, à vontade de praticar atividade física que proporciona o nosso bem-estar e saúde mental, ao contributo para a preservação da biodiversidade e para a permeabilidade dos solos. Os espaços verdes, também ajudam a minimizar o consumo de energia e garantir temperaturas mais amenas, já que proporcionam sombra natural.
Na PreZero Portugal aliamos a inovação tecnológica aos conhecimentos e vasta experiência dos nossos profissionais, o que nos possibilita oferecer serviços especializados na área de espaços verdes e jardins, que melhoram a qualidade do ambiente. Conscientes da nossa responsabilidade social, privilegiamos soluções e técnicas que diminuem o consumo de água, através da manutenção adequada dos espaços verdes urbanos.
Desta forma, procuramos desenhar projetos inovadores e apresentamos soluções integrais, com aposta em serviços sustentáveis que contribuem para um futuro mais verde:
Renaturalização das paisagens
A renaturalização promove o equilíbrio entre os limites e as especificidades de um ambiente urbanizado e um ambiente mais natural. Os projetos de renaturalização das paisagens são uma forma de conservação e de promoção da biodiversidade. Por exemplo, a renaturalização de ribeiras aumenta a permeabilização dos solos; e as zonas afetadas por incêndios, permitem restaurar a floresta autóctone.
Jardins verticais
Também conhecidos como “paredes verdes”, os jardins verticais integram a natureza em áreas internas e externas de edifícios, presentes nas cidades. Estes jardins, para além de favorecerem a humidade e melhorarem a qualidade do ar, possibilitam a retenção da água das chuvas e o reaproveitamento de espaços de forma sustentável.
Jardins de chuva
Compostos por arbustos nativos, perenes e flores plantadas numa pequena depressão de terreno, os jardins de chuva são projetados para reter água, temporariamente, e absorver o escoamento da chuva. São jardins que requerem pouca manutenção, absorvem até mais 30% de águas pluviais do que um relvado, e reduzem a erosão, diminuindo o impacto de chuvas fortes.
Em suma, os espaços verdes não são apenas elementos decorativos num design urbano, são também investimentos essenciais para um futuro sustentável das nossas cidades. Ao reconhecer a importância fundamental destes espaços, podemos criar ambientes urbanos mais equilibrados e saudáveis para a sociedade, e garantir que conservamos este património para as gerações futuras.
Susana Marques
Responsável Comercial de Serviços Urbanos da PreZero Portugal
Licenciada em Engenharia Agronómica na Universidade do Algarve, viveu em Macau durante 4 anos, onde estudou e se envolveu em atividades de voluntariado, contribuindo para diversas iniciativas comunitárias. A sua paixão pela sustentabilidade ambiental e o seu compromisso com o serviço comunitário, moldaram a sua jornada profissional e pessoal. Participou no programa Erasmus na cidade de Lille, onde colaborou com o Ministério do Equipamento num projeto de “A Renaturalização das faixas separadoras das autoestradas”.
Iniciou a sua carreira profissional, em 2001 como técnica de propostas no Departamento Técnico e em 2018 assumiu o cargo de gestora de contratos de Facility Management. Desde 2022 é Responsável Comercial nos Serviços Urbanos da PreZero Portugal.