Foram prorrogados os contratos da PreZero Portugal com a Lipor, para a exploração da Central de Valorização Orgânica e do Centro de Triagem, por mais um ano.
27 de fevereiro de 2024
A Lipor - Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto, e a PreZero Portugal renovaram recentemente os contratos de exploração da Central de Valorização Orgânica (CVO) e do Centro de Triagem (CT). A prorrogação dos contratos irá ter a duração de um ano e os serviços de gestão de ambas as instalações da Lipor permanecerão a cargo da PreZero.
A prestar serviços para a Lipor há mais de 10 anos, a PreZero Portugal vai continuar a ser responsável pelo processamento de biorresíduos na CVO e pelos serviços de gestão operacional do CT, situados em Baguim do Monte.
Na CVO, são processados os resíduos alimentares e resíduos verdes, denominados de biorresíduos, provenientes da recolha seletiva. Através da compostagem é produzido um corretivo orgânico - NUTRIMAIS, uma marca Lipor que dispõe de uma gama de produtos desenvolvidos para a produção agrícola. Estima-se para 2024 o processamento de cerca de 54.000 toneladas de biorresíduos e a produção de 6.000 toneladas de granulado (corretivo orgânico).
A PreZero Portugal continua a ter ao seu encargo os serviços de gestão operacional do Centro de Triagem da Lipor, que incluem a gestão da produção, manutenção e qualidade da instalação. Esta unidade tem como objetivo realizar uma triagem complementar mais fina dos materiais provenientes dos diferentes circuitos de recolha seletiva (ex.: ecopontos, ecocentros, recolha Porta-a-Porta), de forma a poderem ser encaminhados para a reciclagem. O Centro de Triagem ocupa uma nave coberta de 4.000 m². Desde 2017 foram recebidas e processadas pelas equipas da PreZero, um total de 87.000 toneladas de embalagens.
Para Tiago Borges, Administrador Delegado da PreZero Portugal, “estas renovações são um testemunho da nossa sólida parceria e do valor que proporcionamos ao longo dos anos à Lipor, através do trabalho árduo e dedicado das nossas equipas. Estamos extremamente gratos pela confiança contínua que o cliente deposita em nós e ansiosos para continuar a atender às suas necessidades com excelência.”
Fundada em 1982, a Lipor gere, valoriza e trata resíduos urbanos produzidos por oito municípios: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde. Desenvolve uma estratégia integrada de gestão, baseada em quatro componentes principais, nomeadamente: valorização multimaterial, valorização orgânica e valorização energética, complementadas por um aterro sanitário. Por ano, na Lipor, são tratadas cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos, produzidos por aproximadamente 1 milhão de habitantes.