Palácio de Queluz e Mata do Palácio Nacional de Sintra, são alguns dos espaços emblemáticos intervencionados, agora, pela PreZero.
24 de janeiro de 2024
Os serviços de recolha de resíduos e higienização de contentores em vários espaços emblemáticos de Sintra, já começaram a ser prestados pela PreZero Portugal. O contrato, com a duração de um ano, visa também a manutenção semanal de 124 papeleiras e 13 ecopontos, distribuídos pelos parques e monumentos históricos geridos pela empresa Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A (PSML).
A recolha de resíduos de papeleiras, ecopontos e pontos de acumulação de resíduos do Palácio Nacional de Queluz, da Mata do Palácio Nacional de Sintra, do Castelo dos Mouros, a Quintinha de Monserrate, do Parque de Monserrate, do Parque da Pena, do Convento dos Capuchos e do Parque de Merendas do Perímetro Florestal da Serra de Sintra, está já a ser realizada por uma equipa de profissionais de serviços urbanos da PreZero. Estima-se que durante o contrato serão recolhidos cerca de 3.000 sacos verdes (vidro), 3.000 sacos azuis (papel/cartão), 3.000 sacos amarelos (plástico) e 7.800 sacos de resíduos indiferenciados.
De acordo com Filipa Carneiro, Responsável do Centro de Trabalho dos Urbanos Sul da PreZero Portugal, "os nossos serviços vão contribuir para a preservação do património urbano e natural destes espaços históricos de Sintra, espaços estes de enorme importância e relevância nacional, garantindo o bem-estar de todos os seus visitantes e utilizadores."
A Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A. foi criada em 2000, após a UNESCO ter classificado a Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. A PSML tem como missão salvaguardar e valorizar a paisagem, através da recuperação, requalificação, revitalização, conservação, investigação, divulgação e exploração destes espaços. Os acionistas desta empresa são a Direção-Geral do Tesouro e Finanças, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.