Bem-vindo à PreZero Portugal
Escolha a sua localização e língua Localização atual e opções de idioma
Portugal
Outros locais e línguas
Escolha a sua localização e língua Localização atual e opções de idioma
Portugal
Outros locais e línguas
PreZero Arena - Zero Resíduos

PreZero Arena: Primeiro estádio da Bundesliga com certificado zero resíduos

Notícias

A PreZero Arena, sede oficial do clube de futebol TSG Hoffenheim, tornou-se o primeiro estádio com certificação “zero resíduos” na Bundesliga, a principal liga de futebol da Alemanha.

19 de maio de 2023

A PreZero e o clube TSG Hoffenheim trabalharam em conjunto com diversos especialistas das áreas do desporto, negócio, investigação e política para obter este certificado, que foi atribuído pela TÜV Süd (DIN Spec 91436).

“Este projeto mostra que se podem alcançar muitos desafios no setor da gestão de resíduos. O ideal seria evitar todo o tipo de resíduos, mas como isso não é realista num estádio de futebol, obter a certificação “zero resíduos” significa reduzir os resíduos não recicláveis a zero e dar uma segunda vida aos restantes materiais”, afirmou Thomas Kyriakis, CEO da PreZero International. “Enquanto microcosmo da sociedade, o estádio serve também de modelo e envia uma mensagem ao mundo da política, empresarial e da sociedade em geral sobre a forma como o Pacto Ecológico da União Europeia (European Union’s Green Deal) pode ser aplicado”.

Zero Resíduos - PreZero Arena

Desde o início da sua parceria em 2019, o TSG Hoffenheim e a PreZero têm-se concentrado na transparência. Ambas as entidades escolheram a certificação independente DIN Spec 91436 para a gestão sustentável de resíduos e materiais para garantir a comparabilidade e a confiança. A PreZero iniciou o processo de certificação em 2021, juntamente com parceiros do mundo empresarial, académico e organizações sociais (ONG). Pela primeira vez, a visão de zero resíduos foi verificada.

Recentemente, a empresa alemã TÜV Süd atribuiu a certificação Zero Waste com a categoria de bronze. A taxa de reciclagem alcançada foi de 87%, ultrapassando o limiar de recuperação de mais de 85% do material através da reutilização, reciclagem, compostagem ou fermentação. Os fatores-chave para atingir este marco incluem a formação extensiva dos funcionários, a colaboração com os fornecedores de serviços envolvidos e a introdução de sistemas de separação de resíduos.

Alcançar o objetivo de zero resíduos faz parte da nossa responsabilidade social. Desde o início, lançamos as bases para tornar a Arena PreZero mais sustentável”, disse Denni Strich, CEO do TSG Hoffenheim. “Além disso, congratulamo-nos com o facto de a DFL (Deutsche Fussball Liga) associar a sustentabilidade ao licenciamento dos clubes profissionais”.

O TSG Hoffenheim e a PreZero continuam a esforçar-se para tornar o estádio cada vez mais sustentável: a certificação de zero resíduos com o estatuto de bronze é apenas o início. O objetivo é continuar a melhorar ainda mais para alcançar o estatuto de prata e, finalmente, de ouro.