Alinhados com a estratégia de sustentabilidade da empresa, colaboradores voluntários da PreZero Portugal em parceria com a ANP|WWF, plantam 280 árvores no concelho de Boticas.
21 de março de 2024
A PreZero Portugal juntamente com a Associação Natureza Portugal - ANP|WWF, promoveram uma atividade de plantação de árvores num terreno em Boticas, ardido pelos incêndios de 2016. A iniciativa insere-se no projeto da ANP|WWF “Restaurar Portugal” e marca, ainda, as celebrações do Dia Mundial da Árvore.
Com base na estratégia de sustentabilidade e no compromisso da empresa para com os ODS prioritários, a PreZero Portugal realiza todos os anos um projeto de Responsabilidade Social Corporativa (RSC), de forma a compensar as emissões de CO2 dos seus serviços e reduzir a sua pegada ecológica. Este ano, juntou-se à WWF, entidade com a qual o Grupo PreZero tem parceria internacional, e um grupo de colaboradores voluntários da empresa plantaram 280 árvores na Unidade de Baldio de Carvalhelhos, no concelho de Boticas.
A rearborização é uma das áreas de atuação da ANP|WWF no âmbito do seu projeto “Restaurar Portugal”, cujo objetivo é sensibilizar as empresas para ajudar a reverter a alarmante perda de biodiversidade. A seleção das árvores ficou a cargo da CAPOLIB - Cooperativa Agro Rural de Boticas, parceira no projeto da ANP|WWF e entidade que coopera com a Unidade de Baldio de Carvalhelhos na gestão e ordenamento do território. Foram plantados 280 pseudotsugas, considerados pelo Programa Regional de Ordenamento Florestal de Trás-os-Montes e Alto Douro uma espécie florestal privilegiada na SRH (Sub-região homogénea) Barroso, e que contribui para o aumento da diversidade florestal e rentabilidade económica para a comunidade.
Esta atividade enquadra-se, ainda, na comemoração do Dia Mundial da Árvore, e contribui para a reflorestação de uma zona altamente afetada pelos incêndios que ocorreram nesta região, de forma a ajudar na recuperação dos seus ecossistemas.