Plataforma da Chamusca - PreZero Portugal

PreZero Portugal ganha novos contratos de gestão lamas de ETAR

Notícias

Novos contratos para a gestão das lamas provenientes de ETARs em diversas regiões de Portugal foram adjudicados à PreZero Portugal, ampliando a sua atuação na valorização de resíduos de norte a sul do país.
20  de maio de 2024

A PreZero Portugal ganhou quatro novos concursos públicos de serviços de recolha, transporte, tratamento e destino final de lamas das empresas Águas e Energia do Município do Porto, Águas do Douro e Paiva, S.A, SMAS de Peniche e Águas de Santarém, distribuídas de norte a sul do país.

No norte de Portugal, a PreZero foi selecionada pela CMPEAE – Empresa de Águas e Energia do Município do Porto, para a gestão das lamas provenientes da ETAR de Sobreiras, situada na cidade do Porto. Este contrato, com duração de dois anos, visa a recolha e tratamento de 24.000 toneladas de lamas, contribuindo para a redução estimada de 2.000 toneladas de CO2. A ETAR de Sobreiras, com capacidade para receber as lamas de 200.000 habitantes, desempenha um papel crucial no tratamento das águas residuais domésticas da parte ocidental da cidade.

Ainda na região do Grande Porto, a empresa Águas do Douro e Paiva, S.A contratou a PreZero para os serviços de recolha, transporte e deposição de lamas provenientes de quatro Estações de Tratamento de Águas (ETAs), nomeadamente de Castelo de Paiva, Ferreira, Ferro e Pousada, estimando-se o tratamento de aproximadamente 190 toneladas de lamas ao longo de seis meses.

Já mais a sul do país, a PreZero foi a empresa adjudicatária pela SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento) de Peniche para a gestão das lamas da ETAR local, com previsão de tratamento de cerca de 4.500 toneladas ao longo de dois anos de contrato.

A PreZero Portugal iniciou, ainda, a prestação dos serviços de recolha, transporte e encaminhamento a destino final das lamas das ETARs de Santarém, Amiais de Baixo, Pernes, Quinta das Trigosas, Vale de Santarém, Alcanede, Alcanhões, Tremês, Póvoa de Santarém e Alqueidão do Rei. Contratada pela empresa Águas de Santarém, a PreZero será responsável pela gestão anual de 2.106 m3 de lamas.

Ricardo Silva, Responsável do Departamento de Valorização Orgânica da PreZero Portugal, explica que as lamas provenientes das ETARs serão encaminhadas e tratadas nas plataformas de compostagem da empresa. Acrescenta, também que “Este processo de transformação das lamas em fertilizante orgânico através do processo de compostagem é um exemplo perfeito de economia circular. Há mais de 25 anos, que a PreZero está na vanguarda da gestão de lamas em Portugal, devolvendo ao solo os nutrientes que foram retirados de uma forma simples e eficaz. Esta abordagem não só representa uma alternativa sustentável e mais económica do que a fertilização convencional, como contribui significativamente para a diminuição da emissão de gases com efeito de estufa associados à atividade agrícola”.

Estes novos contratos fortalecem a posição da PreZero Portugal como líder em soluções inovadoras e sustentáveis para a gestão e tratamento de resíduos, contribuindo para a preservação do ambiente e para o avanço da economia circular em Portugal.

PreZero Portugal ganha novos contratos de gestão lamas de ETAR
Plataforma da Chamusca - PreZero Portugal
Plataforma da Chamusca - PreZero Portugal