Empenhada em desenvolver práticas sustentáveis e reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade, a PreZero Portugal escolheu utilizar contentores de RSU recondicionados na Feira de São Mateus, promovendo a campanha de economia circular, com o mote “O que é usado ainda se usa”.
12 de setembro de 2024
Pelo 13º ano consecutivo a PreZero Portugal executou os serviços de limpeza e recolha de resíduos da Feira de São Mateus, em Viseu. Este ano, a empresa destacou-se pela colocação de 25 contentores recondicionados, que foram aproveitados para o evento. Em vez de descartar os equipamentos que apresentavam fissuras e outros danos decorrentes da atividade diária do circuito da recolha urbana, a PreZero optou por repará-los, prolongando a sua vida útil e dando-lhes, novamente, uma função durante o evento. Para além de garantir a limpeza eficiente do recinto, a PreZero lançou uma campanha de sensibilização, alertando para a importância da reutilização e da redução de desperdício.
Nos contentores foram colocadas frases apelativas como “Não me julgue pela tampa”, “Usado, usado, mas bem aproveitado”, “Continuo aqui prás curvas” e “Velhos são os baldes”, passando a mensagem de que aquilo que é usado pode ainda ter valor, promovendo a reutilização de recursos de forma criativa e consciente.
A Feira de São Mateus, decorreu de 1 de agosto a 8 de setembro, num recinto ao ar livre com cerca de 66.000 m², com capacidade para receber diariamente até 25.000 visitantes. Para assegurar a limpeza do espaço, foram disponibilizados pela PreZero 25 contentores de 800 litros para resíduos indiferenciados, ecopontos de 2.500 litros e papeleiras. Ao longo do evento, foram produzidas mais de 130 toneladas de resíduos indiferenciados e cerca de 8,4 toneladas de resíduos de embalagem.
Os serviços prestados pela PreZero, naquela que é considerada uma das feiras mais antigas de Portugal, contribuíram não só para a eficiência operacional e limpeza do evento, mas também para o reforço do compromisso da empresa com a sustentabilidade, criando um impacto positivo para a comunidade e o para o ambiente.