A Câmara Municipal da Maia apresentou a nova frota de viaturas de recolha de resíduos da PreZero Portugal, ao serviço da Maiambiente, empresa pública municipal que gere os serviços urbanos do concelho.
15 de junho de 2022
A apresentação das novas viaturas “amigas” do ambiente, realizou-se recentemente, na Praça Municipal da cidade, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Maia, Silva Tiago; da Presidente do Conselho de Administração da Maiambiente, Marta Peneda.
Destinadas ao serviço de recolha seletiva porta-a-porta, as novas viaturas estão equipadas com elevadores automáticos de contentores, destacando-se quatro com cabine rebaixada, para mais fácil entrada/saída dos trabalhadores. Destaque, também, para uma viatura polivalente e diferenciada, especificamente desenhada e construída na Maia para o modelo de recolha na cidade. Trata-se de uma viatura única no país, dotada de caixa de recolha traseira, com elevador automático para a recolha porta-a-porta, também equipada com grua e tremonha dinâmica que possibilita a sua utilização na recolha de ecopontos e contentores enterrados.
Movidas exclusivamente a gás natural, as 9 viaturas não só permitem reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, como também são mais silenciosas, sendo uma aposta clara na sustentabilidade económica e ambiental.
Pedro Couto (Gestor do contrato Maia PreZero Portugal) |
Mónica Ferreira (Diretora Geral Adjunta Maiambiente) |
Fernando Leite (Administrador Delegado Lipor) |
Silva Tiago (Presidente CM Maia) |
Marta Peneda (Presidente Cons. Adm. Maiambiente) |
Carlos Mendes (Adm. Executivo Maiambiente) |
Mónica Gandra (Diretora dos Serviços Urbanos PreZero Portugal) |
Juliana Oliveira (CEO Olimec) |
“A redução das emissões de gases com efeito de estufa são uma prioridade da Maiambiente e não têm sido poupados esforços para ir de encontro às orientações estratégicas nacionais e comunitárias da sustentabilidade ambiental, através da utilização de energias alternativas. Por sua vez, a utilização destas viaturas contribui ainda para a redução dos custos energéticos, nomeadamente, com combustíveis, e, como consequência, para uma maior sustentabilidade financeira”, refere Marta Peneda, Presidente do Conselho de Administração da Maiambiente.
Para Mónica Gandra, Diretora de Serviços Urbanos da PreZero Portugal, “tornar o concelho mais limpo e menos poluído foi sempre uma das grandes preocupações da Câmara Municipal da Maia, tendo no seu percurso uma série de atitudes ambientalmente corretas, nomeadamente na recolha seletiva porta-a-porta. A PreZero Portugal reforça a sua frota de viaturas e equipamentos “verdes”, ao serviço da Maiambiente, contribuindo, assim, para uma cidade e um futuro mais limpos".