A Maiambiente organizou, no dia 2 de julho, a Conferência “Maia Circular”, que se realizou no auditório do TecMaia e contou com o apoio da PreZero Portugal.
2 de julho de 2024
Com o objetivo de destacar as boas práticas e iniciativas inspiradoras para criar cidades mais sustentáveis e enfrentar os desafios da transição para uma economia circular, a Maiambiente promoveu a Conferência "Maia Circular", no auditório do TecMaia.
Este evento contou com o apoio da PreZero Portugal, que pretende continuar a participar em iniciativas que transformam os desafios ambientais em oportunidades.
A sessão de abertura esteve a cargo de Marta Peneda, Vereadora da Câmara Municipal da Maia, seguida pela a discussão de iniciativas implementadas neste Município, nomeadamente o modelo do poluidor/pagador na gestão de resíduos, a gestão eficiente da água, eficiência energética e mobilidade sustentável, apresentadas por Carlos Mendes, Administrador Executivo da Maiambiente, Cristina Andrade, Diretora-Delegada do SMAS Maia e Rui Pimenta, Administrador Executivo da AdEPorto.
Já a mesa redonda reuniu várias personalidades de referência na área do ambiente, como Paulo Praça, Ana Cristina Carrola, Rui Fonseca, Pedro Simões, Fernando Leite e António Lorena, para debater temas atuais sobre ambiente e sustentabilidade.
A Maiambiente, por delegação da Câmara Municipal da Maia, dá resposta às necessidades de recolha, de forma organizada e estruturada, dos resíduos sólidos urbanos, da recolha seletiva de materiais recicláveis, e a manutenção da higiene e limpeza dos locais públicos, no concelho da Maia. A Maiambiente, criada em 2001, tem como objetivo assegurar uma melhor qualidade de vida aos maiatos, através de serviços eficiente e de qualidade.