Publicado 6 de dezembro de 2024
Vivemos numa era em que as escolhas do dia a dia têm consequências profundas para o futuro do nosso planeta. Desde o simples ato de comprar uma peça de roupa até à decisão de renovar a decoração de casa, cada escolha é uma oportunidade para sermos mais conscientes.
Ao optar por consumir artigos em segunda mão, estamos a transformar um gesto aparentemente simples, numa poderosa ação de sustentabilidade. Deste modo, a sustentabilidade deixou de ser uma escolha e tornou-se uma necessidade. As empresas e os indivíduos enfrentam, agora, o desafio de adaptar os seus hábitos para mitigar o impacto ambiental das suas atividades diárias. Uma prática de crescente relevância é o consumo de artigos em segunda mão. Esta prática, não só reduz o desperdício e preserva os recursos naturais, como também desafia o modelo de consumo descartável que tem contribuído para a crise ambiental que enfrentamos e, para além disso, promove a economia circular, reduz o desperdício e contribui para a preservação dos recursos naturais.
Se queremos deixar um mundo melhor para as próximas gerações, a mudança começa em cada um de nós e nos hábitos que praticamos diariamente. Escolher reutilizar é, afinal, escolher preservar. Está pronto para fazer parte desta mudança?
Neste artigo, exploro os benefícios do consumo de artigos em segunda mão, dou algumas dicas práticas para começar a adotar este hábito sustentável e sugiro formas de encontrar as melhores lojas e aplicações que oferecem estes produtos.
Porquê optar por artigos em segunda mão?
Redução do impacto ambiental
Ao escolher artigos reutilizados, evitamos a extração de novos recursos, a energia associada à produção de bens e, consequentemente reduzimos as emissões de CO2. Cada escolha faz a diferença na pegada ambiental coletiva.
Gestão de resíduos
Empresas e indivíduos que investem em bens de segunda mão reduzem os resíduos enviados para aterros, promovendo um ciclo de vida mais longo para os produtos.
Apoio a uma economia circular
A economia circular promove a reutilização contínua de recursos, reduzindo a necessidade de exploração ambiental. No mundo empresarial, reutilizar bens é uma forma prática de incorporar a economia circular na cultura organizacional, estacando-se como um exemplo de responsabilidade social e ambiental.
Eficiência económica
Adquirir produtos em segunda mão representa uma poupança significativa, sem comprometer a qualidade. É uma solução inteligente para empresas que procuram gerir custos de forma sustentável.
Estratégias para promover o consumo de artigos em segunda mão
- Comece pelo que precisa
Antes de comprar algo novo, pergunte-se “Será que consigo encontrar este item em segunda mão?"
- Mantenha uma mente aberta
Às vezes, os artigos em segunda mão podem precisar de um pequeno retoque ou limpeza, mas muitas vezes são tão funcionais quanto os novos.
- Crie uma lista de lojas de confiança
Faça uma lista de lojas locais, feiras e mercados online que vendem produtos usados de confiança.
- Doe ou troque
Aproveite para doar itens que já não utiliza ou trocar por outros. Esta prática promove um ciclo contínuo de reutilização.
- Prefira qualidade a quantidade
Mesmo ao comprar em segunda mão, escolha itens que são duráveis e de boa qualidade para prolongar ainda mais o seu uso.
Para as empresas isto também é possível. Como?
Incentivar uma mudança cultural
Promova a reutilização como um valor-chave dentro da organização. Sensibilize os colaboradores para os benefícios ambientais e financeiros de optar por produtos de segunda mão.
Integrar práticas de economia circular
Avalie onde a reutilização pode ser integrada nas operações diárias da empresa, como na aquisição de mobiliário, equipamentos ou materiais para o escritório. A PreZero Portugal, por exemplo, desenvolveu um projeto de economia circular que consistiu na reciclagem de fardamento antigo da empresa, transformando-o em mantas que foram doadas, e evitando, assim, o seu envio para aterro.
Parcerias estratégicas
Colabore com fornecedores e organizações que se especializam na venda ou doação de artigos usados, como feiras de caridade ou plataformas digitais.
Incentivar os colaboradores
Disponibilize recursos e informações para que os colaboradores possam adotar hábitos sustentáveis também nas suas vidas pessoais, como comprar roupas, livros ou equipamentos usados. A PreZero Portugal, nesta época de Natal, incentiva os colaboradores a fazerem enfeites de Natal a partir de materiais reciclados para decorar a árvore de Natal no escritório. Ideias simples podem mudar a mentalidade e incentivar à criatividade de todos.
Onde encontrar artigos em segunda mão?
- Lojas físicas:
- Lojas de caridade como a Humana e a Cáritas oferecem roupas, móveis e acessórios;
- Antiquários e lojas de artigos em 2ª mão são ótimos para encontrar peças únicas e com história;
- Mercados de rua ou feiras locais.
- Plataformas online:
- O OLX Portugal é ideal para encontrar uma variedade de produtos usados ou para colocar artigos que já não usamos à venda;
- A Vinted é uma aplicação mais focada na venda e compra de roupas e acessórios;
- O Facebook Marketplace é uma alternativa prática para procurar produtos usados na sua região.
- Grupos comunitários:
- Muitos bairros já têm grupos de trocas ou vendas de artigos em segunda mão. Pesquise no Facebook ou em outras redes sociais e encontre um grupo na sua zona.
- Muitos bairros já têm grupos de trocas ou vendas de artigos em segunda mão. Pesquise no Facebook ou em outras redes sociais e encontre um grupo na sua zona.
- Eventos locais de troca:
- Encontre eventos organizados na sua comunidade, onde pode trocar itens com outros participantes.
Adotar o consumo de artigos em segunda mão é um pequeno passo que pode ter um grande impacto na sustentabilidade do planeta. Este hábito não só reduz o desperdício e o impacto ambiental, mas também promove uma mentalidade mais consciente sobre os nossos padrões de consumo.
Assim, mudar os nossos hábitos não é apenas uma escolha individual, mas sim um compromisso com o planeta e com as gerações que nos sucedem. Dar uma nova vida aos artigos em segunda mão é uma forma prática e poderosa de fazer a diferença, reduzir o desperdício e promover a reutilização de recursos. Para as empresas, esta prática é uma oportunidade de liderar pelo exemplo e incorporar valores de sustentabilidade na sua estratégia.
Na PreZero Portugal, acreditamos que cada pequena ação conta para construir um mundo mais sustentável. Repense, reutilize e faça parte desta transformação. Porque juntos, podemos criar um futuro onde o desperdício se transforma em oportunidade. Que tal começar hoje a explorar o mundo dos artigos reutilizados?
Repense. Reutilize. Inspire-se.🌍
Paula Neto
Técnica de propostas da PreZero Portugal
Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro, trabalha desde 2013 na área de Propostas e Projetos do Departamento Técnico da PreZero Portugal. Iniciou o seu percurso profissional na área do ambiente há 20 anos, passando pelas áreas de Sistemas integrados de Qualidade, Ambiente e Segurança, e pela Indústria como responsável operacional de Serviços Urbanos e Gestão de Resíduos.