Projeto de reciclagem das fardas antigas em mantas, permitiu o desvio de duas toneladas de resíduo têxtil para aterro sanitário.
16 de janeiro de 2024
A PreZero Portugal, em parceria com a To-Be-Green, desenvolveu um projeto de economia circular que consistiu na reciclagem de fardamento antigo da empresa, transformando-o em mantas, e evitando, assim, o seu envio para aterro. A ideia do projeto surgiu durante o processo de rebranding da empresa, em que foram recolhidas todas as fardas antigas dos colaboradores, dispersas pelos diversos centros de trabalho da PreZero, de norte a sul do país, e substituídas pelo atual fardamento com a nova imagem.
Após a recolha, cerca de duas toneladas de fardas foram encaminhadas para a Unidade de Mortágua Industriais da PreZero, onde passaram por um processo de triagem. Posteriormente, seguiram para as instalações da To-Be-Green, parceiro de sustentabilidade neste projeto, que procedeu à reciclagem desses fardamentos em fim de vida, produzindo fibras têxteis que resultaram na confeção de mantas.
“Ao fazermos o desvio destes resíduos para aterro, acabamos por contribuir de uma forma positiva para a sustentabilidade e redução da pegada ecológica, pois evitamos extrair novos materiais da natureza. Preservar os recursos e reduzir a zero a quantidade de resíduos não reutilizáveis, vai ao encontro do desígnio da PreZero: Uma nova forma de pensar para um futuro mais limpo”, explica Rui Matos, Responsável pela Unidade de Mortágua Industriais da PreZero Portugal.
Por sua vez, António Dinis Marques, Professor Universitário na Universidade do Minho e mentor científico da To-Be-Green, uma spin-off da Universidade do Minho e com a qual a PreZero já tinha sido parceira tecnológica no projeto de reciclagem de máscaras descartáveis dos CTT, acrescenta que “durante este processo foram verdadeiramente poupadas emissões, aquilo que é o impacto ambiental do ciclo de vida do produto. No caso particular deste projeto da PreZero foi feita economia circular. Ou seja, pegamos naquilo que era um resíduo em fim de vida, que não teria qualquer valorização, e passamos a incorporá-lo num produto com utilidade, dando-lhe uma nova vida.”
Assim, a PreZero Portugal dá mais um passo rumo a uma sociedade de zero resíduos, uma meta que a empresa ambiciona e para a qual contribui com soluções ambientais inovadoras e eficientes.
Este projeto integra-se, também, no âmbito da Responsabilidade Social Corporativa da PreZero, uma vez que as mantas confecionadas serão entregues a instituições de cariz social, para serem distribuídas por pessoas carenciadas.