Bem-vindo à PreZero Portugal
Escolha a sua localização e língua Localização atual e opções de idioma
Portugal
Outros locais e línguas
Escolha a sua localização e língua Localização atual e opções de idioma
Portugal
Outros locais e línguas
Colaboradores da PreZero Portugal_Top Employer 2024

Ser Top Employer na área dos Serviços Ambientais

Blog

Publicado a 29 de fevereiro de 2024

Atualmente, o papel de um colaborador numa empresa está bastante longe do já obsoleto paradigma do funcionário que “obedece”, sem qualquer margem de liberdade e atuação, destinando-se apenas a executar tarefas. Com a evolução dos tempos e do mercado de trabalho, o antigo colaborador assume, agora, um papel mais ativo, colaborando na dinâmica interna da empresa. E o empregador procura, também, valorizar e potenciar novas competências dos seus colaboradores.

Na minha opinião, o que os nossos colaboradores sentem ou pensam sobre o seu trabalho, e a perspetiva que criam sobre a empresa, afeta, intrinsecamente, o seu desempenho, levando-os a não se resignarem e a procurarem a mudança. É, nesta temática, que surge a inevitabilidade das organizações procurarem desenvolver e aprimorar o seu Employer Branding.

Mas afinal o que é o Employer Branding?

Designado em português como “marca empregadora”, é uma estratégia líder em Recursos Humanos, que se foca na construção de uma marca/imagem da empresa mais atrativa para a retenção e desenvolvimento de talento. Este tipo de estratégia promove um ADN, com o qual todos se identificam e se sentem familiarizados. Algo que, nos dias de hoje, devido à elevada rotatividade e competitividade no mercado, torna-se cada vez mais necessário na atração de talento e no maior fortalecimento dos produtos ou serviços prestados.

Nas suas mais variadas vertentes, o Employer Branding de excelência rege-se pela necessidade de uma cultura organizacional forte. Desta forma, evitamos saídas de profissionais e reduzimos custos e tempo, que seriam gastos no recrutamento de novos profissionais.

artigo Top Employer na área dos serviços ambientais_employer branding_PreZero Portugal
E no setor do ambiente? Que fatores devemos priorizar?

Para empresas que atuam no setor do ambiente, a estratégia de Employer Branding é igualmente importante. Destaco alguns fatores cruciais:

  • Missão e Valores alinhados com o ambiente - A construção de uma base de valores relacionados com a sustentabilidade e consciencialização ambiental, e uma forte comunicação e ressalva dos seus valores, pode contribuir para que novos talentos com os mesmos ideais, queiram pertencer às empresas que promovem esta defesa e preocupação com o ambiente.
  • Necessidade de atração de áreas especializadas - O setor do ambiente exige a contratação de profissionais competentes e com experiência em áreas muito específicas. Uma forte promoção do Employer Branding, aumenta a potencialidade de atrair e reter esses talentos nas empresas, conseguindo oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento desafiantes.
  • Impacto positivo da reputação da empresa e envolvimento junto das comunidades - Trabalhar numa empresa do setor do ambiente, pode trazer aos seus colaboradores a sensação de realização e de contribuição, uma vez que estão a trabalhar rumo a um futuro mais limpo, protegendo o ambiente e respetivos recursos naturais, e construindo um impacto positivo para as próximas gerações.
  • Inovação e Qualidade - A própria natureza do mercado em que estas empresas estão inseridas, exige que as mesmas se consigam adaptar à constante transição e modernização, fruto das alterações climáticas e práticas de economia circular. A aposta na forte divulgação das suas técnicas de inovação e qualidade, faz com que essas empresas se destaquem no mercado, junto de novos talentos, clientes e comunidades.
A PreZero Portugal

Pelo segundo ano consecutivo, a Top Employers Institute reconheceu a PreZero Portugal como uma das 48 melhores empresas para trabalhar em Portugal, mantendo-nos pioneiros a obter esta certificação dentro das áreas em que atuamos, nomeadamente, nos serviços urbanos, jardins, limpeza, manutenção e eficiência energética.

O processo de certificação decorre de uma auditoria exaustiva a centenas de práticas de desenvolvimento e gestão de pessoas, definidas pela empresa certificadora em 20 áreas distintas, sendo de destacar a pontuação acima da média na Estratégia e Organização Empresarial, Ambiente de Trabalho, Liderança, Ética e Integridade e Sustentabilidade. Através desta certificação, a PreZero Portugal pode analisar em que práticas se destaca e qual a sua posição em relação à média do restante mercado certificado.

Dentro das práticas auditadas, destaco duas áreas-chave, nas quais temos feito grande investimento no desenvolvimento de novas políticas e ferramentas junto dos nossos colaboradores:

Segurança, Saúde e Bem-Estar
  • Prémios de Segurança Saúde e Bem-Estar: O objetivo deste projeto é identificar reconhecer as melhores práticas realizadas, tanto a nível individual como em equipa, assim como iniciativas inovadoras executadas no ano corrente. O reconhecimento é feito para a Melhor Delegação, a Melhor Prática e o Melhor Líder.
  • Plataforma CUIDA-TE+: Trata-se de uma plataforma interna com o objetivo de reforçar o bem-estar e a saúde de todos os colaboradores da empresa, promovendo o desporto e uma alimentação adequada, para uma vida mais saudável, a nível físico e mental.
  • Comemoração do Dia Mundial da Segurança: Sendo esta a grande prioridade da nossa organização, foram lançadas várias campanhas, como “A segurança é responsabilidade de todos” que contou com o envolvimento da alta Direção. Foram realizadas visitas de segurança aos centros de trabalho e reuniões com os trabalhadores, com a finalidade de consciencializar todos sobre a importância do nosso papel no que diz respeito à sua nossa própria segurança e à dos nossos colegas durante o trabalho. Outro exemplo, foi a criação do lema #PreZeroHeroes, como forma dos nossos colaboradores se sentirem parte da família PreZero. 
  • Campanha de vacinação gratuita contra a gripe: A vacina da gripe foi disponibilizada a todos os colaboradores da empresa.
  • Sessões de quick massage: Com o intuito de promover a saúde e bem-estar dos colaboradores, a PreZero Portugal, em parceria com uma empresa de medicina no trabalho, disponibilizou sessões de massagem terapêuticas aos colaboradores.
  • Campanhas de sensibilização: Dirigidas a todos os colaboradores, realizaram-se campanhas em vários âmbitos, como a campanha de ergonomia “Boa postura, boa saúde”, “Prevenção dos Golpes de Calor”, “Radão” e a Campanha de prevenção de riscos no trabalho, entre outras.
A Segurança é Responsabilidade de Todos
PreZero Portugal lança campanha de ergonomia “Boa postura, boa saúde”
O teu trabalho mais importante é voltar a casa
Responsabilidade Social Corporativa
  • Projeto de reciclagem das fardas antigas: Projeto de economia circular que consistiu na recolha e reciclagem do fardamento antigo da empresa, transformando-o em mantas. Assim, evitou-se o envio de 2 toneladas de resíduo têxtil para aterro, dando-lhe uma nova vida. Este projeto integrou, também, a RSC da empresa, uma vez que as mantas foram doadas a instituições de cariz social, para serem entregues a pessoas carenciadas.
  • World Cleanup Day: Nesta data, a PreZero Portugal organizou uma atividade de limpeza de resíduos numa praia de Ovar, um dos Municípios onde opera, promovendo uma maior consciencialização sobre a importância da gestão de resíduos e a preservação dos ecossistemas costeiros. Esta atividade contou com a colaboração de um grupo de colaboradores voluntários da empresa.
  • Plantação de árvores: A PreZero Portugal comprometida com os ODS, no âmbito da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, organizou duas atividades de plantações de árvores no Município de Oliveira de Azeméis e de Gouveia. As plantações envolveram colaboradores voluntários da empresa e crianças das escolas dos concelhos, incentivando à educação ambiental das novas gerações. 
Gouveia_Plantação de árvores
Colaboradores da PreZero Portugal, na praia do Furadouro, com os resíduos recolhidos nas dunas, no World Clean Up Day
Bordado do logo PreZero nas mantas do Projeto de Reciclagem do Fardamento antigo
Ser um empregador de excelência

Cada estratégia de Employer Branding deve ser planeada de acordo com o meio em que atua e em concordância com as necessidades, valores e cultura da organização. Dentro daquilo que considero serem as melhores práticas, realço:

  • Participação em eventos e conferências do nosso setor, aumentado a visibilidade da empresa no mercado e junto dos profissionais alvo que queiram trabalhar connosco. Incluindo feiras de emprego e recrutamento junto das universidades e escolas de formação profissional.
  • Responsabilidade Social Corporativa, envolvendo os colaboradores e comunidades onde atuamos em iniciativas de RSC, demonstrando não só o compromisso da empresa em questões de cariz social e ambiental, mas também aumentando o sentido de propósito e orgulho em fazer parte da empresa.
  • Reconhecimento da empresa através da comunicação, mantendo os colaboradores informados sobre os objetivos, novos serviços ou iniciativas realizadas pela empresa, recorrendo, por exemplo, à intranet, newsletter e outros canais de comunicação internos e externos.
  • Flexibilidade e Work-Life Balance, na qual a empresa disponibiliza opções de trabalho flexíveis e compatíveis com um equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida pessoal.
As principais dificuldades

Por mais forte e consolidada que seja a estratégia de Employer Branding, surgem sempre fatores externos à organização que irão condicionar a atuação ou obrigar a ajustes no processo, para tornar a marca da empresa forte e reconhecida.
O setor do ambiente não é exceção, sendo os principais entraves os seguintes:

  • Concorrência com setores considerados mais atrativos, ou seja, podemos estar a competir por talentos que, noutras indústrias, conseguirão benefícios mais apelativos ou culturas organizacionais mais consolidadas.
  • Perceção mais negativa na opinião pública sobre a nossa atividade, sendo muitas vezes visto como um setor associado a trabalhos e a remunerações menos atrativas, e em ambientes pouco limpos ou seguros, acaba por dificultar a imagem que as empresas de serviços ambientais pretendem alcançar no mercado.
  • Falta de visibilidade no mercado, apesar das empresas deste setor prestarem serviços essenciais aos cidadãos, são pouco reconhecidas e visíveis pela população em geral, dificultando a aquisição de novos talentos.
  • Exposição ao risco de produtos químicos ou condições climáticas, isto é, estas condições que o trabalho proporciona torna-se um obstáculo para a retenção de talento e para a contratação de profissionais com especificidades e habilidades técnicas singulares, exigidas pelo nosso setor.Top of Form

Ainda que possamos encontrar adversidades no nosso setor, a PreZero Portugal pode orgulhar-se de ser pioneira na distinção de Top Employer em Portugal, nas áreas em que atua. Liderar este tipo de projetos é, sem dúvida, um enorme desafio. Não existem empresas perfeitas, contudo, o que as diferencia é a elevada capacidade de superar os desafios. Estes resultados só são possíveis com trabalho, empenho e a colaboração de uma grande equipa. Somos Top Employer!

Artigo de opinião de Frederico Garcia, Responsável de Recrutamento e Seleção da PreZero Portugal, escrito para o blog da APD – Associação para o Progresso da Direção de Empresas. 

Frederico Garcia - Responsável pela área de Recrutamento e Seleção, no departamento de Recursos Humanos da PreZero Portugal
Frederico Garcia

Responsável de Recrutamento e Seleção da PreZero Portugal

Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade da Beira Interior, é Mestre em Gestão de Recursos Humanos pela Coimbra Business School - ISCAC. Responsável de Recrutamento e Seleção, no departamento de Recursos Humanos da PreZero Portugal, desde 2022. A sua experiência profissional foi sempre na área de Gestão de RH, tendo já desempenhando funções em contexto de Serviços de Outsourcing, Indústria Automóvel e Saúde Privada.