Publicado a 29 de fevereiro de 2024
Atualmente, o papel de um colaborador numa empresa está bastante longe do já obsoleto paradigma do funcionário que “obedece”, sem qualquer margem de liberdade e atuação, destinando-se apenas a executar tarefas. Com a evolução dos tempos e do mercado de trabalho, o antigo colaborador assume, agora, um papel mais ativo, colaborando na dinâmica interna da empresa. E o empregador procura, também, valorizar e potenciar novas competências dos seus colaboradores.
Na minha opinião, o que os nossos colaboradores sentem ou pensam sobre o seu trabalho, e a perspetiva que criam sobre a empresa, afeta, intrinsecamente, o seu desempenho, levando-os a não se resignarem e a procurarem a mudança. É, nesta temática, que surge a inevitabilidade das organizações procurarem desenvolver e aprimorar o seu Employer Branding.
Mas afinal o que é o Employer Branding?
Designado em português como “marca empregadora”, é uma estratégia líder em Recursos Humanos, que se foca na construção de uma marca/imagem da empresa mais atrativa para a retenção e desenvolvimento de talento. Este tipo de estratégia promove um ADN, com o qual todos se identificam e se sentem familiarizados. Algo que, nos dias de hoje, devido à elevada rotatividade e competitividade no mercado, torna-se cada vez mais necessário na atração de talento e no maior fortalecimento dos produtos ou serviços prestados.
Nas suas mais variadas vertentes, o Employer Branding de excelência rege-se pela necessidade de uma cultura organizacional forte. Desta forma, evitamos saídas de profissionais e reduzimos custos e tempo, que seriam gastos no recrutamento de novos profissionais.
E no setor do ambiente? Que fatores devemos priorizar?
Para empresas que atuam no setor do ambiente, a estratégia de Employer Branding é igualmente importante. Destaco alguns fatores cruciais:
- Missão e Valores alinhados com o ambiente - A construção de uma base de valores relacionados com a sustentabilidade e consciencialização ambiental, e uma forte comunicação e ressalva dos seus valores, pode contribuir para que novos talentos com os mesmos ideais, queiram pertencer às empresas que promovem esta defesa e preocupação com o ambiente.
- Necessidade de atração de áreas especializadas - O setor do ambiente exige a contratação de profissionais competentes e com experiência em áreas muito específicas. Uma forte promoção do Employer Branding, aumenta a potencialidade de atrair e reter esses talentos nas empresas, conseguindo oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento desafiantes.
- Impacto positivo da reputação da empresa e envolvimento junto das comunidades - Trabalhar numa empresa do setor do ambiente, pode trazer aos seus colaboradores a sensação de realização e de contribuição, uma vez que estão a trabalhar rumo a um futuro mais limpo, protegendo o ambiente e respetivos recursos naturais, e construindo um impacto positivo para as próximas gerações.
- Inovação e Qualidade - A própria natureza do mercado em que estas empresas estão inseridas, exige que as mesmas se consigam adaptar à constante transição e modernização, fruto das alterações climáticas e práticas de economia circular. A aposta na forte divulgação das suas técnicas de inovação e qualidade, faz com que essas empresas se destaquem no mercado, junto de novos talentos, clientes e comunidades.
A PreZero Portugal
Pelo segundo ano consecutivo, a Top Employers Institute reconheceu a PreZero Portugal como uma das 48 melhores empresas para trabalhar em Portugal, mantendo-nos pioneiros a obter esta certificação dentro das áreas em que atuamos, nomeadamente, nos serviços urbanos, jardins, limpeza, manutenção e eficiência energética.
O processo de certificação decorre de uma auditoria exaustiva a centenas de práticas de desenvolvimento e gestão de pessoas, definidas pela empresa certificadora em 20 áreas distintas, sendo de destacar a pontuação acima da média na Estratégia e Organização Empresarial, Ambiente de Trabalho, Liderança, Ética e Integridade e Sustentabilidade. Através desta certificação, a PreZero Portugal pode analisar em que práticas se destaca e qual a sua posição em relação à média do restante mercado certificado.
Dentro das práticas auditadas, destaco duas áreas-chave, nas quais temos feito grande investimento no desenvolvimento de novas políticas e ferramentas junto dos nossos colaboradores:
Segurança, Saúde e Bem-Estar
- Prémios de Segurança Saúde e Bem-Estar: O objetivo deste projeto é identificar reconhecer as melhores práticas realizadas, tanto a nível individual como em equipa, assim como iniciativas inovadoras executadas no ano corrente. O reconhecimento é feito para a Melhor Delegação, a Melhor Prática e o Melhor Líder.
- Plataforma CUIDA-TE+: Trata-se de uma plataforma interna com o objetivo de reforçar o bem-estar e a saúde de todos os colaboradores da empresa, promovendo o desporto e uma alimentação adequada, para uma vida mais saudável, a nível físico e mental.
- Comemoração do Dia Mundial da Segurança: Sendo esta a grande prioridade da nossa organização, foram lançadas várias campanhas, como “A segurança é responsabilidade de todos” que contou com o envolvimento da alta Direção. Foram realizadas visitas de segurança aos centros de trabalho e reuniões com os trabalhadores, com a finalidade de consciencializar todos sobre a importância do nosso papel no que diz respeito à sua nossa própria segurança e à dos nossos colegas durante o trabalho. Outro exemplo, foi a criação do lema #PreZeroHeroes, como forma dos nossos colaboradores se sentirem parte da família PreZero.
- Campanha de vacinação gratuita contra a gripe: A vacina da gripe foi disponibilizada a todos os colaboradores da empresa.
- Sessões de quick massage: Com o intuito de promover a saúde e bem-estar dos colaboradores, a PreZero Portugal, em parceria com uma empresa de medicina no trabalho, disponibilizou sessões de massagem terapêuticas aos colaboradores.
- Campanhas de sensibilização: Dirigidas a todos os colaboradores, realizaram-se campanhas em vários âmbitos, como a campanha de ergonomia “Boa postura, boa saúde”, “Prevenção dos Golpes de Calor”, “Radão” e a Campanha de prevenção de riscos no trabalho, entre outras.
Responsabilidade Social Corporativa
- Projeto de reciclagem das fardas antigas: Projeto de economia circular que consistiu na recolha e reciclagem do fardamento antigo da empresa, transformando-o em mantas. Assim, evitou-se o envio de 2 toneladas de resíduo têxtil para aterro, dando-lhe uma nova vida. Este projeto integrou, também, a RSC da empresa, uma vez que as mantas foram doadas a instituições de cariz social, para serem entregues a pessoas carenciadas.
- World Cleanup Day: Nesta data, a PreZero Portugal organizou uma atividade de limpeza de resíduos numa praia de Ovar, um dos Municípios onde opera, promovendo uma maior consciencialização sobre a importância da gestão de resíduos e a preservação dos ecossistemas costeiros. Esta atividade contou com a colaboração de um grupo de colaboradores voluntários da empresa.
- Plantação de árvores: A PreZero Portugal comprometida com os ODS, no âmbito da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, organizou duas atividades de plantações de árvores no Município de Oliveira de Azeméis e de Gouveia. As plantações envolveram colaboradores voluntários da empresa e crianças das escolas dos concelhos, incentivando à educação ambiental das novas gerações.
Ser um empregador de excelência
Cada estratégia de Employer Branding deve ser planeada de acordo com o meio em que atua e em concordância com as necessidades, valores e cultura da organização. Dentro daquilo que considero serem as melhores práticas, realço:
- Participação em eventos e conferências do nosso setor, aumentado a visibilidade da empresa no mercado e junto dos profissionais alvo que queiram trabalhar connosco. Incluindo feiras de emprego e recrutamento junto das universidades e escolas de formação profissional.
- Responsabilidade Social Corporativa, envolvendo os colaboradores e comunidades onde atuamos em iniciativas de RSC, demonstrando não só o compromisso da empresa em questões de cariz social e ambiental, mas também aumentando o sentido de propósito e orgulho em fazer parte da empresa.
- Reconhecimento da empresa através da comunicação, mantendo os colaboradores informados sobre os objetivos, novos serviços ou iniciativas realizadas pela empresa, recorrendo, por exemplo, à intranet, newsletter e outros canais de comunicação internos e externos.
- Flexibilidade e Work-Life Balance, na qual a empresa disponibiliza opções de trabalho flexíveis e compatíveis com um equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida pessoal.
As principais dificuldades
Por mais forte e consolidada que seja a estratégia de Employer Branding, surgem sempre fatores externos à organização que irão condicionar a atuação ou obrigar a ajustes no processo, para tornar a marca da empresa forte e reconhecida.
O setor do ambiente não é exceção, sendo os principais entraves os seguintes:
- Concorrência com setores considerados mais atrativos, ou seja, podemos estar a competir por talentos que, noutras indústrias, conseguirão benefícios mais apelativos ou culturas organizacionais mais consolidadas.
- Perceção mais negativa na opinião pública sobre a nossa atividade, sendo muitas vezes visto como um setor associado a trabalhos e a remunerações menos atrativas, e em ambientes pouco limpos ou seguros, acaba por dificultar a imagem que as empresas de serviços ambientais pretendem alcançar no mercado.
- Falta de visibilidade no mercado, apesar das empresas deste setor prestarem serviços essenciais aos cidadãos, são pouco reconhecidas e visíveis pela população em geral, dificultando a aquisição de novos talentos.
- Exposição ao risco de produtos químicos ou condições climáticas, isto é, estas condições que o trabalho proporciona torna-se um obstáculo para a retenção de talento e para a contratação de profissionais com especificidades e habilidades técnicas singulares, exigidas pelo nosso setor.Top of Form
Ainda que possamos encontrar adversidades no nosso setor, a PreZero Portugal pode orgulhar-se de ser pioneira na distinção de Top Employer em Portugal, nas áreas em que atua. Liderar este tipo de projetos é, sem dúvida, um enorme desafio. Não existem empresas perfeitas, contudo, o que as diferencia é a elevada capacidade de superar os desafios. Estes resultados só são possíveis com trabalho, empenho e a colaboração de uma grande equipa. Somos Top Employer!
Artigo de opinião de Frederico Garcia, Responsável de Recrutamento e Seleção da PreZero Portugal, escrito para o blog da APD – Associação para o Progresso da Direção de Empresas.
Frederico Garcia
Responsável de Recrutamento e Seleção da PreZero Portugal
Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade da Beira Interior, é Mestre em Gestão de Recursos Humanos pela Coimbra Business School - ISCAC. Responsável de Recrutamento e Seleção, no departamento de Recursos Humanos da PreZero Portugal, desde 2022. A sua experiência profissional foi sempre na área de Gestão de RH, tendo já desempenhando funções em contexto de Serviços de Outsourcing, Indústria Automóvel e Saúde Privada.